terça-feira, 18 de maio de 2010

dee dee ramone




'Eu gostaria de me parabenizar, e agradecer a mim mesmo e dar uns tapinhas nas minhas próprias costas. Valeu, Dee Dee, você é demais.' (Dee Dee Ramone, março, 2002)

Se tem uma coisa que eu me lembro de quando era criança, essa coisa é meu irmão escrevendo em todas as paredes da casa 'Ramones'.. ele foi uma das duas pessoas importantes que me influenciaram a admirar essa banda, percursora do punk.. a outra pessoa há seis anos atrás me fez relembrar eles e eles continuam na minha mente, (e em todos os nossos momentos) desde então. Todos os integrantes são dignos de admiração, mas eu não vou falar da banda em si, e sim do integrante que sempre se considerou o mais fraco deles, mas pra mim, ao lado do Johnny, sempre foi o mais forte, Dee Dee.
Ele era um verdadeiro poeta. 'I Believe in Miracles', 'Poison Heart' e 'I Wanna Live'.. essa última que Dee Dee conta em seu livro que escreveu como um grito de desespero, na verdade ele queria morrer, mas ele era o tipo de cara que não desistia.
Passou a infância brincando nos escombros de uma Alemanha destruída, e uma adolecência perdida vagando por Nova York. Teve uma convivência tumultuada com os outros integrantes da banda, que muitas vezes o hostilizavam, desde o começo, até sua saída, quando deu lugar a C.Jay.. isso por seu comportamento extremamente instável e difícil (talves pior do que o próprio Johnny). Era um cara que dizia não ter esperanças. Dee Dee você deu esperanças pra milhares de jovens, até hoje. Você era um artista, mas não se via como tal.. escrevia letras de suas experiências próprias, overdoses, loucura.. ele não imaginava que influenciaria gerações, desde março de 1970 quando tocaram pela primeira vez no famoso bar de rock de Nova Iorque, CBGB, até hoje. Dee Dee foi um sobrevivente, sobreviveu a tudo e a todos.
É claro que não vivi o que ele viveu, o que eles viveram.. mas confesso que as músicas deles (dele) fazem mais sentido pra mim do que qualquer outra coisa, eu sinto verdadeiramente que corre sangue nas minhas veias. Infelizmente (a minha volta) eu posso contar nos dedos das mãos quem realmente conhece e admira os Ramones, gostaria de poder contar toda a história deles para cada um que não conhece a arte que eles fizeram, e criticam estupidamente, e dizer que eles foram, eles são os melhores.

'eu costumava estar no fim da linha; acredito em milagres pois sou um; eu fui abençoado com os poderes para sobreviver' depois de todos esses anos continuo vivo. (...) eu acredito em milagres; eu acredito em um mundo melhor pra mim e pra você. eu fecho meus olhos e penso como poderia ser; o futuro está aqui hoje; não é tarde, nunca é tarde, yeah!'